Ano Novo Casa Nova: A Cor Inspiração e Tendências Para 2019

Olá pessoal, tudo bem? Vamos falar um pouco sobre cor na decoração da sua casa?

A decoração do ano de 2019 vem para inspirar e a preferência remete ao aconchego, a cor vem celebrando a vida com referências muito mais orgânicas e voltadas para os elementos da natureza. Ano novo, casa nova: São detalhes inspiradores para explicar a tendência na decoração que vai te inspirar a transformar a decoração da sua casa. 

Confira aqui as principais tendências para 2019 na decoração de interiores.

A cor do ano 2019 já foi anunciada pela Pantone e nós vamos dar todas as dicas e contar tudo sobre ela. Contamos em detalhes e as indicações são baseadas em estudos para atender às necessidades da atualidade.

A previsão é de que a cor Living Coral vai invadir os ambientes , a principal justificativa para a escolha é que depois da cor que sugeria mistérios (Ultra Violet em 2018), estamos em busca de alimento emocional e de reafirmar a vida. Vamos celebrar!

As cores em alta de 2019, principalmente, a cor do ano, nos remetem à nutrição, conforto e familiaridade que fazem-nos sentirmos bem. A cor é leve, lúdica e nos faz sentir alegres também.

Além disso, a cor é acolhedora e versátil, permite combinações inusitadas e elegantes. Esperamos que nossas ideias possam ajudar nas inspirações da nova cor para a sua casa!

Uma das cores que podemos usar para conseguir esse efeito são tons quentes de bege, diferentes tonalidades de verdes, vermelhos e laranjas, criando assim uma atmosfera mais relaxante e aconchegante para o ambiente. Neste ano vamos ter uma paleta de cores mais quentes e impactantes que no ano anterior.

Imagem via Pinterest

A Pantone Color Institute faz pesquisas para determinar quais tons serão destaque na moda, na publicidade visual e no design de interiores. Para o design, há um relatório de 72 cores tendência para 2019, entre elas: clássico, cravings, paradoxical, musings, proximity, syncopated, cherish e meanderings. Entretanto, a cravings e a clássico prometem prender a atenção em 2019, elas marcaram a volta do estilo clássico, mas com tons super incríveis.

  • Cravings: Essa paleta de cores para interiores faz alusão aos alimentos fetiche, e essas cores têm o intuito de tentar os olhos e as papilas gustativas com vermelhos condimentados e doces, laranjas flamingo, e roxos ricos. Como complemento, o tom do saboroso butterum e cappuccino proporcionam aquecimento, enquanto o verde relva promete uma pausa refrescante do calor e a sensação de sombra e descanso.
  • Clássico: Essa paleta de cores oferece opções mais clássicas onde aparecem cores como o branco e tons de caramelo, que combinam perfeitamente com verdes-azulados profundos, cinzentos flanela e negros caviar. Assim como o nome indica, os matizes da paleta clássica são fundamentais, básicos e eternos, e ao mesmo tempo elegantes.

O verde também entra na decoração através das plantas, afinal de contas é importante nos reconectar com a natureza, e nada melhor do que tê-la presente dentro de casa. Além disso, alguns tons de verde bem aconchegantes são tendências de cores para sala e para o quarto, e vão aparecer em cores de tinta e diferentes tipos de tecido. Seguindo essa mesma linha, vamos notar também bastante presença de tons pastel de azul e rosa, imprimindo suavidade e sofisticação.

Casa Cor Ribeirão Preto

Outra tonalidade que se destaca é o vermelho, que pode aparecer em suas mais diversas nuances até chegar ao tom berinjela. Seguindo a inspiração da natureza, os tons terrosos continuam em alta, assim como os tons alaranjados.

O dourado também estará muito presente na decoração com adornos, espelhos, cachepots, pés de mesas e cadeiras, poltronas e sofás, sempre com toques de sofisticação e brilho, para lembrar a energia e a luz do sol. 

A moda e a arquitetura andam juntas e quando falamos de arquitetura e design as apostas nos ambientes está em incluir elementos naturais, que não saem de moda.

A sustentabilidade aparece como uma das principais virtudes, com ela, materiais como fibras, madeiras e cerâmicas, além de matérias primas recicladas, tomam conta dos lançamentos, especialmente os mais originais.  

A customização é um desafio para o design de interiores. Como garimpar peças que sejam lindas e que ainda se adaptem à realidade de cada pessoa, em cada lar? Uma prática já utilizada pela arquiteta Adriana Marques, da Marques Arquitetura e Design que apresenta soluções acompanhando o desejo e movimento do cliente. 

“Temos como missão levar a arquitetura para todos, proporcionando a melhor experiência, e assim materializando sonhos por meio de soluções diferenciadas e inovadoras que valorizem cada ambiente”, acrescenta a arquiteta e urbanista.

Quando menos é mais, o traço e função dos objetos traz praticidade e funcionalidade.

Construir de forma sustentável nunca sai de moda, além de reciclar e reutilizar, entrando no tema sustentabilidade podemos pensar em telhado jardim, tintas sem química agressiva ou produtos em geral, materiais naturais, reutilização de esquadrias e até telhas, etc. 

Neste ano a decoração deve ser marcante, forte e intensa. Para os mais ansiosos em 2020 a consciência é cada vez mais inclusiva e sustentável. Encontre um profissional que você confie e que além de projetar, oriente você a dosar seu estilo de acordo com um comportamento e uma nova fase de consciência comum. 

As cores vibrantes já fazem parte deste senso comum e o início de um novo ano é a oportunidade perfeita para uma reforma ou a materialização do seu sonho, ou projeto.

Por Rafaela Camargo Assessoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s