ILUMINAÇÃO PARA COZINHA

Para mim a cozinha é o coração da casa, seja para uma refeição rápida ou para um jantar especial entre amigos é nesse espaço compartilhado que ficamos boa parte de tempo. Ela tem que ser aconchegante, prática e a iluminação ajuda muito nessa praticidade. O projeto de iluminação da cozinha deve ser muito bem pensado e feito por um profissional especializado para unir o estilo pessoal com uma iluminação funcional e decorativa.

Vamos para algumas dicas que vão te ajudar na obra ou reforma.

A escolha das lâmpadas é a parte principal do projeto, em conjunto com a disposição dos ambientes, dos pontos de luz e das luminárias, a intensidade da lâmpada tem que ser adequada ao que se quer destacar ou deixar mais aconchegante. No caso desse projeto a cozinha é pequena e em forma de corredor, então optei por uma iluminação linear embutida com lâmpadas LED de cor branca (4000K), sendo necessário que ela seja mais forte, mais focada nos locais de manuseio de alimentos.

Lâmpadas brancas são ótimas nesse espaço, pois realçam a cor dos objetos e estimulam a atenção. Opte pelas de LED, são econômicas e duráveis. Já em bancadas para refeições rápidas e mesa de jantar utilize pendentes mais focados e na cor quente para trazer aconchego ao espaço.

Uma outra dica bacana é utilizar a iluminação geral embutida no teto, a principal vantagem desse tipo de iluminação é não causar sombra no ambiente e dar aquele ar de modernidade. Podem ser utilizados luminárias plafons de LED, eu gosto bastante dos modelos retangulares quando a cozinha é comprida. Com relação a escolha do tamanho, quanto maior for o espaço, maior deve ser o plafon.

Uma boa iluminação da cozinha significa conforto, eficiência e funcionalidade, enquanto uma mal planejada é capaz de desvalorizar e prejudicar completamente o bom funcionamento deste espaço tão utilizado.

Importantes e muitas vezes esquecidos, são os pontos de luz sobre as áreas de preparo.

A luz direcionada é fundamental para evitar que o corpo do cozinheiro faça sombra sobre o mobiliário e a comida, garantindo uma visualização focada nas áreas de trabalho.

Efeitos de luz sobre os utensílios como o uso da fita LED ficam lindos são os meus favoritos.

Estou criando um conteúdo completo sobre cozinhas, dicas maravilhosas para você aplicar na decoração e na sua reforma. Se você quiser saber em primeira mão quando o material ficará pronto é só me enviar o seu e-mail. Caso tenha dúvidas sobre esse ambiente pode me mandar, vai ajudar muito na criação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s